terça-feira, 13 de julho de 2010

Receita: Pão de Batata

Semana passada me deu vontade de fazer pão de mandioquinha. Mas, peraí, o título aí não é pão de batata? Sim, eu não estou louca. O jeito de fazer ambos os pães é o mesmo. Voltando ao comecinho então... Não tinha achado uma receita vegana para fazer. Apesar de sermos ovolacto, eu dou preferência às receitas em suas versões veganas. A receita que achei levava ovos e leite. Então, pedi ajuda pra uma amiga, a Renata, que faz coisas deliciosas e veganas, e ela adaptou a receita pra mim.

Eu e minha ajudante pusemos a mão na massa, literalmente: fizemos o pão pela manhã para, no lanche da tarde, termos pão quentinho para comer. A única coisa que a Lê não me ajudou foi a colocar no forno, por motivos mais que óbvios.

Eu até ia tirar foto do pão (fiz 12 pães) mas... digamos que eles acabaram antes de eu sequer pegar a máquina. Pois é, ficou mesmo uma delícia, divino! Naquela tarde eu comi 2 pães e a Lê também (ou seja, sobraram 8 pães). E seguimos comendo pão de mandioquinha. Luis também se esbaldou em pão. Para vocês terem uma ideia: fizemos o pão na quarta e, sexta à noite, ele já era inexistente.

Hoje repetimos a dose: fizemos mais pão (ela adorou sovar o pão - ela dá socos no pão), agora com fotos do processo. Abaixo, a receita.

Pão de Batata
* Ingredientes
- 500g de batata cozida e amassada
- 1/2 xícara de água
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 envelope de fermento biológico

* Modo de preparo
Amasse tudo junto. Deixe crescer uma vez, sove, deixe crescer de novo. Divida em 12 pedaços (desta vez dividi em 13, não me perguntem por quê), molde, deixe descansar e asse por cerca de 15 a 20 minutos.
Para quem quiser pincelar (eu não quis, deixei do jeito que estava): 2 partes de catchup para 1 de melado de cana OU 1 parte de shoyo para 5 de água.

Obs.: Quer fazer pão de mandioquinha? Substitua a batata pela mandioquinha. Simples, né?!
Obs.2: Não sou nenhuma mestre cuca, adoro aprender a fazer comidinhas gostosas. Então, pode fazer este pão que não tem erro, tá?! Luis que fala que qualquer dia vai abrir um negócio relacionado à comida... risos.
Obs.3: Não reparem nas fotos... eu não sei como tirar foto de comida =/

Agora, as fotos =)
Minha ajudante mexendo a massa com as mãos (incrível como agora ela não acha nojento se sujar de comida)
A massa antes de deixar crescer (e ajeitada pela Letícia)
A massa já maior, em formato de bola (eu arrumei de verdade)
Pãezinhos modelados, descansando.
Pães já assados (ficaram menores dessa vez... será o tempo chuvoso e mais frio?)

5 comentários:

  1. hummm, deve ser uma delicia...

    ResponderExcluir
  2. Mais fofinha que os pãezinhos só a Letícia mesmo.
    :)

    ResponderExcluir
  3. a farinha de trigo é integral ou branca? me parece branca.. se for, pode substituir por integral?

    ResponderExcluir
  4. Parece gostoso mesmo, a carinha dele fica bem rústica, lembra muito o que minha avó fazia pra mim quando eu era do tamanho da sua ajudante haha

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer aqui com farinha integral e esperar que dê certo, acho que tem que colocar um pouco mais de fermento biológico pra desenvolver, né? Vamos na sorte #govegan

    ResponderExcluir