sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dias preguiçosos...

Ontem à tarde eu estava simplesmente um caco. 1 da tarde parecia meia noite: meus olhos vermelhos e eu já bamba de sono. Sim, eu tinha coisa pra fazer mas, decidi cuidar um pouco do meu bem-estar e deixar todo o resto pra lá.

Deixa a roupa suja, deixa a roupa amassada, deixa a comida pra fazer depois mesmo... fui deitar com a Suzie. Frio, chuva e sono foi o trio perfeito.

A Lê acordou ainda antes de mim e ficou preocupada em não me ver na sala. Me achou no quarto e falou pra mim que achava que eu tinha sumido, daí me deu um abraço bem gostoso (imagina se eu tivesse mesmo fora de casa?).

Fizemos um lanchinho e daí caiu a ficha: hummm, não tinha quase nada pra comer de janta. Então, vamos de sopa. Mas, sopa do quê? Daí, me lembrei de um livro que comecei a ler esta semana, Julie & Julia (isso mesmo, o livro do filme) e lá tem uma receita de sopa de batata, fácil de fazer. Beleza: peguei as batatas e o alho-poró, coloquei na panela com água, sal, curry e gengibre e deixei por 45 minutos. Depois disso, amassei tudo (isso mesmo, não bati no liquidificador) e coloquei um bocadinho de margarina, na falta de manteiga. Voltou pro fogo pra engrossar. Meu Deus! Como ficou gostosa a sopa! Todo mundo gostou. Pra acompanhar, comemos o que tinha sobrado de arroz e feijão, uma salada e almôndegas de tofu (amassa o tofu e coloca bastante tempero (sal, curry, chimi-churry, gengibre, cominho, ervas, salsinha, cebolinha), farinha de rosca e óleo. Mistura tudo e coloca no forno pra assar por uns 20 minutos ou até dourar).
A sopa de batatas de Julia Child

Hoje, amanheceu chovendo (pra variar) e era dia de feira. Ah, que legal, estamos sem almoço nenhum =/ Então, arrumei algumas coisas da feira no lugar e vamos nós duas (claro, porque a Lê me ajuda bastante, e adora ajudar) a fazer algo simples, porque simplesmente já eram 11h e estávamos com fome. Eu estava com ideia de fazer batata bolinha assada com molho pesto e tomate. Mas a cabecinha de vento esqueceu de comprar manjericão na feira... e aí? Fiz o molho com agrião, azeite, castanhas, um tico de sal e peguei umas folhas do meu manjericão pra dar um gostinho). Cortei as batatas, a Lê foi ajeitando na travessa e colocou os tomates e o molho.
As batatas já assadas

Que mais? Brócolis e couve-flor no alho e óleo e um macarrão simples, com o resto da abobrinha que eu tinha feito pra Suzie (porque ela não come mais ração), alho, azeite, cebola, temperinhos "de bruxa", como sempre dizem e 3 colheres de sopa de molho de tomate. Uma salada deliciosa pra acompanhar e pronto: um almoço rapidinho, fácil e delicioso. Ainda bem que sobrou pra janta porque, senão, teríamos que apelar pra um lanche.
O manjericão de casa, que está lindo, com flores, e me deu uns raminhos pra dar um "tcham" no meu pesto de agrião

4 comentários:

  1. Oi!
    O livro é infinitamente melhor que o filme. Eu li antes, quando assisti o filme fiquei decepcionada...rs
    Parabéns, as receitas estão ótimas!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Mulher prendada é outra coisa...isso pq vc fez todas estas delícias cansada.
    Imagine se estivesse disposta!
    Fiquei com fome só de ler :-)

    ResponderExcluir
  3. ficou l-i-n-d-a a sua batata de forno. que fome que me deu!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  4. sopa é uma delííííííííciiiiiaaaa... minha nossa... fiz hoje, agora a noite, diazinho de frio de lascar... a pequena tomou só ela.. com um tiquinho de arroz, tirou a barriga da miseria, coitada, rs, já que ela ama batata, comeu, comeu e comeu... e na minha botei um pouquinho de queijo meia cura ralado que tinha aqui sobrando... deu um toquinho extra... hummmmmmmmm... otima pedida para os dias frios. Parabéns pela receita, bjs

    ResponderExcluir