quarta-feira, 14 de julho de 2010

Festa Vegan e Natureba para crianças.

Olá!
Me chamo Samanta e esta é minha primeira postagem no blog do Maternas Vegetarianas.
Minha família é vegetariana estrita na maior parte do tempo, e ovo-lacto-vegetarianos muito eventualmente.
Cansei de buscar a perfeição em matéria de alimentação, mas posso dizer que comemos de forma muito saudável.
Temos um pezinho lá no crudivorismo também, mas isso explico outra hora.
Escolhi o tema "festinha de aniversário" porque é uma constante na vida das mães. Seja pra fazer a festa ou pra levar os filhotes.E quando somos vegetarianas, ambas as situações merecem atenção especial.
Tenho duas florzinhas em casa, e a de 5 anos, já vai a festas "badaladíssimas" hehehe.
Se não bastasse o veganismo, como citei no título, em casa, somos metidos a naturebas também, o que complica um pouco mais o quesito "interação social em eventos".
Quando vai a festas, a Elis não gosta de refrigerante, o que já é meio caminho andado. Nem tem vontade de comer os salgadinhos de carne. O bicho pega na hora do bolo e docinhos (evitamos ao máximo açucar de cana, sobretudo o branco), mas não faço extremismo, respiro fundo, falo pra não exagerar, mas deixo comer um pouquinho de cada.

E se a festa é nossa?
Nos quatro anos anteriores, a Elis sempre teve comemorações mais simples, bolo e(ou) um passeio legal.
Este ano resolvi inovar, chamar a criançada, amigos, parentes.
Sem gastar muito e com um pouco de criatividade, a festinha ficou do tamanho que eu queria, e todo mundo saiu satisfeito.
O pessoal de casa mesmo encheu os balões, alugamos uma piscina de bolinhas e uma cama elástica (muito mais barato que um buffet infantil e as crianças não ficam dispersas umas das outras), uns girassóis, uma toalha de chitão e "voilá"


No cardápio não teve refrigerante.Teve suco de uva (aqueles integrais sem açúcar), suco de melancia (naturalmente doce), e suco de laranja também.
Ao invés de brigadeiro,beijinho e afins, fiz morangos chapiscados de chocolate meio amargo (é só passar o chocolate derretido no garfo e fazer filetes no morango).
Um bolo de cenoura integral, com pouco açucar demerara, e creme ganache por cima e no recheio.
Fiz uma beringela caponata com torradinha para os adultos, comprei risoles de brócolis no alho, croquete de soja, e pipoca.
                           
No final da festa, ao invés de dar aqueles "saquinhos de surpresas"(desagradáveis rsrsrs) cheios de doces, dei bolas daquelas grandonas (ano passado foram cataventos) pras crianças.
Tudo foi vegano mas teve um pouquinho de açucar, um pouquinho de fritura, coisas que evitamos em casa também.
                         

Mês que vem tem o aniversário da bebê, e pra ela já estou bolando várias coisas...
Como quero que a festa seja dela, literalmente, e como sei que vão ter vários bebês, quero fazer tudo que eles possam comer também.
Pouco açucar, muitas frutas, quero incluir água de coco, salgadinhos assados...enfim, não sei se vou conseguir em tudo, mas vou tentar e conto depois.

Vou por a receita do bolo de cenoura aqui, que fez o maior sucesso.
bjos

BOLO DE CENOURA VEGANO
4 cenouras grandes
1 xícaras de açúcar demerara
1/2 xícara de óleo
1 pitada de sal
1 col. sopa de fermento
1 xíc. de água
2 a 3 xíc. farinha de trigo integral

Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha.
Colocar em uma vasilha, e misturar a farinha de trigo.
Assar em forno médio (180°) até dourar o bolo. 



obs: Para o bolo de festa, com recheio, faço duas receitas desta, uma de cada vez, ao invés de dobrar a receita e cortar ao meio, porque bolo de cenoura tem a massa mais molhadinha e pesada do que bolo de festa comum. Acho mais fácil ;-)


O recheio e a cobertura foram de chocolate meio amargo ralado, levemente aquecido com creme de leite de soja.Esse é no "olhômetro" porque tem gente que prefere mais claro ou mais escuro, mais recheio/cobertura ou menos. 

11 comentários:

  1. Ficou ótimo, Sam!
    Que bom que já postou no blog, quem sabe agitamos aqui, né?!

    Esse bolo eu já fiz também, fica muuuuito bom!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. AMEI! Agora, festinha de criança onde só tem refrigerante é dose, né? Por menos não-natureba que a mãe seja, pô, tem que dar opção pros outros! (eu e meu marido também não tomamos refrigerante, e nessas ocasiões ficamos só na água - quando tem).

    ResponderExcluir
  3. Verdade... outro dia, na minha avó, ela ofereceu bebida pra Lê: "vc quer coca-cola ou guaraná?". A Lê não soube o que responder e eu disse que ela não toma essas coisas. Daí, perguntamos o que ela queria beber: suco. Adivinha? Não tinha suco =P

    A solução foi ela, eu e o Luis tomarmos leite com chocolate, pq nós tb não tomamos refrigereco. Venhamos e convenhamos: refrigereco é um veneno, né?!

    ResponderExcluir
  4. Otimo post, cheio de ideias e receitas otimas! Ja' estou esperando o aniver do mes que vem ;) Muito obrigada meninas!
    P.S.: Entendo da dificuldade de comer/participar nas festas...eu e meu marido somos veganos (ainda nao temos filhos, mas nao vai demorar muito ;) entao temos que acabar levando coisas pras festas para o nosso consumo. Mas o legal e' que outras pessoas acabam experimentando e gostando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Também gostei do post. Enfrento problemas com guloseimas quando vamos em festinhas, a solução que encontrei é levar barrinha de cereal e bananinha com alfarroba, meus pequenos adoram e nem querem saber das porcarias.
    Vou experimentar a receita do bolo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas!
    Meu nome é Damodara e tenho um buffet VEGETARIANO, e fazemos festas infantis a preço JUSTO. Não fazemos decorações. Fiquem a vontade de pedir orçamentos, fazemos buffet lacto e vegan. www.shantivegatariano.com.br Boas festas para vocês!

    ResponderExcluir
  7. Olá Samanta, Amei seu blog. Tô desesperada pois meu bebe tem 10 meses e já queimei as 'pestanas' e não consigo definir o q farei para o seu primeiro aninho. Meu marido e eu somos ovolacto-vegetarianos e a carne que ainda comemos é o peixe, nossos parentes nos criticam por nos esforçarmos em manter uma vida mais saudável, mas, é isso aí... somos muito felizes por sermos diferente.
    Mas, será que alguma amiga tem outras susgestões? As que vc deu são muito boas, é que eu gostaria de mais... Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Pro bolo de cenoura é 1 colher de sopa, mesmo? Não é de chá ou de café?

    ResponderExcluir
  9. Oi, parabéns pelo blog. Fiquei encantada com o fato de vc mostrar uma nova forma de curtir o aniversários dos filhos.

    ResponderExcluir
  10. A festa da minha filhas será sábado, não somos radicais, porém optamos por um estilo mais saudável de alimentação...elas não bebem refri, nem gostam de salgadinhos fritos, optamos então por sucos o que deu um susto nos convivas antes da festa...vamos ver sabado o resultado final!!Amei as dicas!!

    ResponderExcluir
  11. pena! não consegui ver as fotos....:( Curiosíssima e buscando inspiração para festa "natureba" de fadas e duendes! Abraço!!

    ResponderExcluir