Ontem decidi fazer uma receita diferente com uma das berinjelas remanescentes da feira (ainda falta uma). Como eu não tenho muita imaginação, fico sempre procurando receitas diferentes para fazer com os legumes que tenho em casa.
Eis que, neste mês, várias receitas com berinjela na revista dos vegetarianos. Uma mais gostosa que a outra. Pra começar, resolvi fazer a berinjela recheada, mas usando apenas uma berinjela, ao invés de duas, como pedia a receita (também era a berinjela japonesa, aquela mais fininha, então ficou bem pequenininha mesmo, parecia até sushi... risos).
Eu adaptei a receita, posto a que fiz ontem em casa.
Berinjela Recheada
Ingredientes
- 1 berinjela fatiada (cortando do cabo para a ponta)
- 1/4 xícara de molho de ervas (receita abaixo)
- 1/4 de cebola picada (usei a roxa, cheia de antocianinas)
- 1 dente de alho picado
- 3 colheres de sopa de azeite
- purê de uma batata grande (ou 2 médias)
- brócolis a gosto (a gente AMA, então coloquei bastante até)
- temperos a gosto (sal, curry e zathar foram os usados aqui)
- molho de tomate
Modo de preparo
1. Salpique as berinjelas com sal e deixe em um escorredor por 15 minutos. Depois, coloque-as em um pote e espalhe o molho de ervas sobre elas, misturando para que ela fiquem cobertas com o molho. Grelhe as berinjelas até ficarem macias. Reserve.
2. Vamos ao recheio. Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o brócolis e coloque os temperos. Mexa bem. Acrescente o purê e misture bem. Acerte o tempero. Recheie cada fatia de berinjela com 1 colher de sopa (se for a berinjela japonesa) ou 2 colheres de sopa (se for a maior). Unte um refratário e coloque as berinjelas. Por cima, espalhe o molho de tomate e leve ao forno para gratinar. Sirva quente.
Rendimento: Serve 3 pessoas na boa. Acompanha arroz, feijão e salada. Sozinha, serve uma pessoa só =P
Molho de Ervas
Ingredientes
- 1/4 de xícara de azeite
- 1 dente de alho
- 1/2 colher de chá de orégano
- 1/2 colher de chá de manjericão ou de ervas
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador (ou mixer) até que fique homogêneo.
O mais engraçado é que a Lê não é muito fã de berinjela. Então, eu a uso no preparo de quibe, como recheio de panquecas e, agora, fiz essa receita. Ela gostou tanto, mas tanto, que o diálogo da janta até parecia ficção. Segue:
Letícia: Quero mais berinjela!
Eu: Come mais um pouco de arroz e feijão e eu te dou outra.
Ela pegou um feijão e disse:
Pronto, mamãe, agora me dá mais berinjela?
Nem preciso dizer que dei muita risada, né?! E, bom... dei mais um pouco da comida que tinha no prato da Lê e coloquei mais uma berinjela pra ela, que devorou em minutos. Hoje, terá mais berinjela recheada em casa, afinal, tem mais uma lá esperando.
Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ameeeeeei essa receita. Vou fazer nesse fim de semana!!! Beijos
ResponderExcluirJu, vc não vai se arrepender!!! É garantida =)
ResponderExcluirOlá, meu nome é Gabriela e sou Nutricionista de uma ong para crianças e adolescentes. Aqui recebemos muitas doações de verdurase legumes e dessa vez foi a berinjela. Gostei muito dessa receita, porém acho que as crianças não iriam aceitar muito bem. Você não tem alguma receita de berinjela que agradasse as crianças.
ResponderExcluirObrigada
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGaby, voce pode colocar no forno com temperos leves e após assar retire a polpa e use como recheio de pão. É nutritivo e substitui a manteiga.
ResponderExcluirPode usar pra engrossar o feijão ou para fazer uma feijoaa vegetariana.
Parece ser muito bom
ResponderExcluir