sábado, 2 de abril de 2011

Alimentação na mídia

A alimentação é um tema que nunca sai da moda quando se trata de matérias para revistas, jornais e televisão.

Semana passada, dia 25/03, saiu uma matéria sobre alimentos orgânicos no Globo Repórter (que pode ser vista aqui). Eu confesso que ainda não vi a matéria mas, as pessoas que seguem a lista de discussão deste blog que viram disseram que a matéria foi muito boa e completa. Verei e volto aqui para dar o meu pitado. Com certeza eu verei esta matéria e ficarei com vontade de ter a minha hortinha... risos. Não compro tudo orgânico pra gente em casa, mas procuro ao máximo usá-los. Sei que são mais ricos em nutrientes, são melhores para o meio-ambiente e para as pessoas (que plantam e que comem), mas ainda não cabe no nosso orçamento mudar tudo para orgânico. Tofu, açúcar, morango, milho, pimentão, certas verduras e frutas e ovos compro orgânico. Os preços não são tão caros em comparação com os convencionais e costumam durar mais tempo também.

Hoje, 02/04, no Jornal Hoje, passou uma matéria sobre vegetarianismo (ver o vídeo aqui). Nesta matéria a Letícia apareceu, linda e fofa, mas foi só essa parte que valeu a pena ver. A matéria foi muito fraca e tendenciosa. Não entrevistaram um nutricionista especializado em vegetarianismo e ele, claro, falou muita besteira. Dentre elas, que "os únicos substitutos da carne são ovos e leite, que são os alimentos mais completos que existem e ricos em ferro-heme (que é o ferro que fica)". Pára o mundo que eu quero descer! Onde que estes alimentos contém ferro?? Onde ele fez nutrição, por favor? Por correspondência, só pode! Só faltou falar que quem é vegetariano está fadado a uma morte lenta e cruel por inanição... Podia ser muito boa a matéria mas... entrevistaram as pessoas erradas. Seria como eu chamar o presidente da Pró-Carne pra dar uma entrevista pra gente falando sobre os benefícios do vegetarianismo... risos.

Sigamos nos informando, comendo bem e mostrando pra essa gente que vegetariano é saudável sim, e mais que muito onívoro por aí, obrigada.

Um comentário:

  1. Na época a produtora me ligou, conversou comigo e eu falei bastante tanto do aspecto ético (mencionei veganismo como estilo de vida, falei das questões além da comida, etc) quanto do aspecto nutricional (inclusive falando da ADA, pirâmide nutricional, PDCAA, o escambau) e eu expliquei pra ela os tipos de vegetarianismo que existiam (pq ela não sabia), ela perguntou sobre a minha saúde e eu mencionei que era doadora de sangue e plaqueta (que, pra quem não sabe, faz hemograma toda vez); eu tenho mais ferro que a média. Como ela precisava de uma indicação de criança vegetariana, indiquei a Fúlvia e a Letícia (que come super bem e é uma criança espertíssima!). Mas, de qualquer maneira, ela ficou de me ligar pra marcar a gravação, mas acabou não retornando. Daí sai essa reportagem parcial, sem contraponto (o único contraponto é o exemplo da Letícia, mas fica parecendo que ela é uma exceção ou uma bomba prestes a explodir, o que não corresponde à realidade). Se não quisesse gravar comigo, era fácil, era só ligar pra um nutricionista que estivesse acostumado com dietas alternativas (o que inclui vegetarianismo, macrobiótica e restrições alimentares por alergias também).
    E, outra, “nenhum nutriente pode faltar, nem um dia”, esse médico é completamente fora da realidade. Óbvio que uma dieta variada, balanceada, etc, é melhor e mais recomendada. Mas é até natural que em alguns períodos – por disponibilidade, por safra, por temperatura, etc – alguns nutrientes sejam mais privilegiados que outros! No mais, dizer que “leite e ovos” são os únicos alimentos que substituem a carne é uma opinião baseada no preconceito dele e só; nunca viu uma pirâmide alimentar alternativa na vida. Honestamente, tô ficando BEM cansada de ter que rebater o óbvio. VEGANISMO É VIÁVEL, NÃO É NENHUM SACRIFÍCIO ABSURDO (é só o tempo de adaptação e de aprender, sim, algumas coisas novas), É SABOROSO E É NUTRICIONALMENTE COMPLETO.
    Aliás, o médico é tão sem noção que na mesa que deveria representar o que um vegetariano deveria comer tem um peixe (prato na primeira fileira, lado direito). Ou seja… Ele não vislumbra sequer a possibilidade de uma dieta sem carne; falar “ovo e leite” pra ele já foi uma coisa doída e de outro mundo… E ferro não heme é absorvido normalmente e sofre influência benéfica de interação alimentar com vitamina C, por exemplo. “Ferro heme é o que fica” é um conceito que está ultrapassado há uns 20 anos (fora que nem todo o ferro das carnes é heme também).

    ResponderExcluir