segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ferro e Anemia: Parte I

Depois de vários e-mails na lista falando sobre anemia e ferro, resolvi fazer uma série sobre o ferro e a anemia na dieta vegetariana. Segue a primeira parte do texto.

Estou com anemia e sou vegetariano. E agora?

A anemia, infelizmente, é comum na população, seja ela onívora ou vegetariana. Vegetarianos e veganos não têm maior incidência de anemia que onívoros, como muitos, erroneamente, pensam e pregam por aí. A maior causa de anemia é a deficiência na dieta e algumas vezes os vegetarianos, como qualquer pessoa, comem comida industrializada e processada em excesso e poucas frutas e vegetais. Quando a causa da anemia é deficiência na dieta, seja de ferro, B12 ou ácido fólico, aumentar o consumo de frutas e vegetais ajuda.

INSTRUÇÕES

1. Coma bem. Dê preferência a alimentos ricos em ferro e ácido fólico. Se seu nível de B12 (vitamina encontrada em alimentos de origem animal) está baixo, consuma alimentos enriquecidos com ela ou faça uso de suplementos, seja oral, seja injetável. Vegetais de folhas verde-escuras e leguminosas são ótimas fontes de ferro e ácido fólico.


2 . Pense nas calorias, não no peso. A indústria da carne e dos laticínios quer que você procure nutrientes em alimentos pesados, mas todos sabem que nosso corpo mede o alimento em calorias. Detalhe: vegetais verde-escuros e leguminosas têm dez vezes mais ferro por caloria que a carne! Fora isso, a carne não tem ácido fólico.


3. Procure comer, junto com os alimentos ricos em ferro, alimentos ricos em vitamina C. Existem dois tipos de ferro: heme e não-heme. Somente alimentos de origem animal possuem o ferro heme, apesar que a maioria do ferro absorvido das carnes é de origem não-heme (60%), que é o de menor absorção. Você pode aumentar a absorção do ferro não-heme (até seis vezes mais) comendo alimentos ricos em vitamina C em conjunto com os ricos em ferro. Não significa que você tenha que comer sempre frutas cítricas. Comer feijões com tomate, brócolis com tofu, grão-de-bico e goiaba, são muitas opções. Alguns alimentos, como o brócolis, são ricos em ferro E em vitamina C e eles, sozinhos, já são ótimas fontes de ferro.


4. Conheça os sinais (você vê) e os sintomas (você sente) da anemia. Você pode se sentir cansado ou fraco. Pode ter dor abdominal ou no peito. Pode perder peso. Pode se sentir tonto, principalmente ao acordar. Suas fezes se tornam mais escuras, pegajosas e mal cheirosas, ou podem ser negras, marrons ou com sangue visível. Seus batimentos cardíacos podem estar acelerados, bem como sua respiração. Sua pele pode se tornar amarelada ou pálida, e gelada. Seu médico pode notar um aumento no baço, pressão baixa e um murmúrio cardíaco.

5. Certifique-se que outras causas não estejam causando a anemia. Se necessário, exames de sangue podem ajudar a determinar se não há outro tipo de anemia, como a anemia falciforme, anemia hemolítica, anemia associada com doença na medula, anemia aplástica, anemia devido a doença crônica ou talassemia.


6. Evite chá, café e suplementos com cálcio quando comer alimentos ricos em ferro: eles diminuem a absorção de ferro. Espere algumas horas para tomá-los.


7. Pense nos suplementos. Suplementos de ferro, em particular, tem alguns efeitos colaterais desagradáveis, que incluem náusea, diarreia, constipação e desconforto abdominal. Se você tiver efeitos colaterais, tente outros suplementos. Se a dieta sozinha não funcionar, encontre o suplemento que seja melhor para você e cuidado: ferro demais, vindo de suplementos, pode ser perigoso.

5 comentários:

  1. uma pergunta atrasilda: li num post anterior que voces tinham feito piquenique, e a cachorra tinha comido biscoito canino. O biscoito canino é vegan ou tem carne? espero que seja vegan, porque se tiver carne...

    ResponderExcluir
  2. Oi Thalita!
    Obrigada =) Vou ver se coloco as outras partes ainda essa semana!

    Beijos!
    Ful

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari Mari!

    O biscoito da Suzie era de cenoura com manjericão. Mas ela come carne, afinal, é uma cachorra =) Se fosse humana, não comeria.

    Beijos!
    Ful

    ResponderExcluir
  4. Olá, conheci agora teu blog e sou vege há quase 40 anos.Queria dar uma dica que acho mto importante no quesito anemia: é mto importante colocar as leguminosas e os cereais integrais de molho por pelo menos 8-12hs antes de cozinhar. E descartar a água depois para que os fitatos não interfiram na absorção do ferro. Te deixo um link pra dar uma olhada: http://servegetariano.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=279:cozimento-das-leguminosas&catid=52:dicas&Itemid=73
    Alegria e Luz!!

    ResponderExcluir