segunda-feira, 4 de abril de 2011

Coco: óleo, leite e polpa - tudo natural!

Na onda de fazer tudo em casa, descobri como podemos fazer leite de coco, óleo de coco e polpa de coco (aquele coco ralado que usamos pra fazer doces, bolos, pães). Tudo natural, sem conservantes e mais saboroso. Quanto ao óleo, é muito mais barato, já que ele é bem carinho (meio litro custa 40 reais!).

E eu sempre li que o óleo de coco é bom pra saúde, mas não cabe no nosso orçamento comprá-lo. Fiquei ainda mais triste de não poder usá-lo por saber q ele é o óleo ideal para cozinhar, já que os outros oxidam com o calor e perdem as propriedades (alguns até fazem mal quando cozidos).

Só que, acompanhando um blog sobre alimentação natural para animais, vi uma receita super bacana com coco, que se extrai tudo: polpa, leite e óleo, e quero dividi-la com vocês. Vamos lá?


INGREDIENTES E MATERIAL
- 2 cocos secos médios

- água potável
- vasilha grande
- martelo
- pano de prato
- liquidificador

COMO FAZER
1. Lave bem os cocos e retire o máximo possível dos fiapos da casca.
2. Quebre o coco e guarde a água. Quando quebra o coco, a água escorre e pode ser facilmente recolhida, sem precisar furar os "olhos" do coco (dá mais trabalho).
3. Envolva o coco num pano e termine de quebrar a casca. Quanto mais quebrar, mais fácil fica retirar a polpa.
4. Separe a polpa da casca com a ajuda de uma faquinha (enquanto você quebra a casca, a maior parte da polpa já se solta sozinha).
5. Meça a água de coco reservada e adicione água potável até completar mais ou menos 1 litro.
6. Bata tudo no liquidificador por 2 a 3 minutos. Se precisar, acrescente mais água.
7. Esprema a massa num pano limpo ou em uma peneira bem grande, e deixe escorrendo, ajudando com uma colher - apertando a massa na peneira - para retirar todo o líquido.
8. Guarde a polpa no freezer e utilize-a em receitas que levem coco ralado (tá vendo, já não precisa nem comprar coco ralado industrializado!).
9. Leve o líquido à geladeira imediatamente - ele azeda rápido. O leite de coco já está pronto assim: se quiser, não precisa retirar a gordura dele (claro que se não retirá-la, você não terá o óleo de coco). Este leite substitui o de vaca com muito mais vantagens (ainda vou escrever algo sobre o coco, me aguardem) e dura 3 dias na geladeira.
10. Para obter o óleo do coco, deixe o leite na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte você verá uma camada gordurosa e firme por cima.
11. Retire essa camada cuidadosamente e guarde num pote fechado na geladeira. Este é o óleo de coco, que pode ser usado para passar no pão, cozinhar e adicionar como suplementos na alimentação de sua família (humana e não-humana). Essa receita rende de 80 a 90g de óleo de coco.

Dá um pouco de trabalho para fazer e não rende muito, mas pelo menos temos certeza do que estamos consumindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário