segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ferro e Anemia: Parte II

Na primeira parte falei sobre uma pessoa que está com anemia e é vegetariana, o que fazer nestes casos. Nesta segunda parte, falarei sobre as fontes vegetais de ferro. Na terceira parte, falarei sobre o ferro e a anemia em bebês. Na quarta e última parte, falarei sobre quais alimentos influenciam na absorção de ferro (tanto aumentar quanto diminuir).

Como obter ferro de fontes vegetais
O ferro é um mineral importante e necessário para a boa saúde de nossas hemáceias. Quando o estoque de ferro diminui, a anemia ferropriva pode se desenvolver, levando a cansaço excessivo, perda de energia e uma série de outros sintomas. Manter em níveis adequados nosso estoque de ferro pode ser um desafio. Nós, vegetarianos, obtemos o ferro de fontes vegetais, o ferro não-heme. Este ferro não é tão bem absorvido pelo nosso organismo e, por esta razão, devemos nos alimentar de vegetais ricos em ferro em maior quantidade para mantermos nosso estoque em um nível saudável. Veja como conseguir:

1. Coma bastante leguminosas. Grão de bico, feijões (branco, preto, carioca, azuki, rajado, bolinha, fradinho etc), favas, lentilhas e ervilhas são todas fontes excelentes de ferro não-heme. Para aumentar ainda mais a absorção de ferro, pode cozinhá-los em panelas de ferro.

2. A maioria dos cereais e pães são fortificados com ferro. Uma maneira de começar bem o dia é comer pães e cereais enriquecidos e um copo de suco de laranja: a vitamina C aumenta a absorção do ferro. Evite acrescentar leite ao cereal, já que o cálcio diminui a absorção de ferro. Gérmen de trigo e farinha de trigo integral são boas fontes de ferro.

3. Frutas e vegetais não são boas fontes de ferro, mas há exceções. Algas marinhas são um exemplo. Não apenas são ricas em ferro, mas também uma ótima fonte de iodo - um elemento necessário para o bom funcionamento da tireóide. Figo e damasco secos são boas fontes de ferro, assim como espinafre, acelga e brócolis. Você precisará de muita quantidade destes alimentos para obter o ferro necessário, por isso é importante comer grãos integrais e leguminosas, que são as maiores fontes deste mineral.

4. O tofu é uma excelente fonte de ferro, com uma porção fornecendo 1/3 das recomendações diárias. Curiosamente, o tofu contém fitatos, que reduzem a absorção de ferro, mas os benefícios do tofu são muitos. Só não faça dele sua fonte exlclusiva de ferro: lembre-se de ter uma dieta variada, balanceada e colorida. As nozes e castanhas também são boas fontes vegetais de ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário