quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jogo do "Pode e Não Pode"

Oi pessoal, tudo bem?

Estou voltando aos poucos. Explicando: não estamos mais na cidade de São Paulo, nos mudamos para outra cidade, portanto, estamos em período de mudança, em um lugar provisório e procurando um lugar definitivo. Por isso minha ausência. Mas vou procurar escrever sempre que possível aqui no blog! Sinto falta, sabia?!

Então, deixe eu falar sobre o título do post. Nesta semana Letícia tem ouvido muito de certos onívoros que comer carne é bom, que deixa ficar forte e que é uma delícia... Ela já está bem espertinha e responde que não pode comer, não, que mata os bichinhos. E, como não estamos na nossa casa, mas morando com outras pessoas, todos os dias converso com ela a respeito do assunto, pra ela ir sabendo a verdade por trás daquele filé de frango grelhado que as pessoas comem e acham "uma delícia". E, além dessas explicações todas que todas nós, mães vegetarianas, sabemos quais são, ela e eu inventamos um joguinho chamado "pode e não pode".

Começou com os ímãs de geladeira. São frutas, verduras, legumes e bichinhos. Então, começa-se o jogo.

"Mamãe, pode comer brócolis?"
"Pode, brócolis pode comer."
"Mamãe, pode comer tomate?"
"Pode, tomate pode comer."
"Mamãe, pode comer cogumelo?"
"Pode, cogumelo pode comer."
"Mamãe, pode comer porquinho?"
"Não, porquinho não pode comer."
"Ele é amiguinho, né, mamãe? A gente não come amiguinho, mata ele pra comer, é feio."
"Isso mesmo, Lê, tá certinha"

Ontem evoluí para desenhos em folhas sulfite. Em cada folha desenho várias coisas: alimentos vegetarianos e não-vegetarianos. Escrevo o nome deles, pintei todos e seguimos brincando de "pode, não pode". Ela, toda feliz, mostra o joguinho novo pro pai, pra avó, pros tios e fica toda contente ao mostrar que sabe o que a gente pode e não pode comer.

O que pode comer?
Abacaxi pode comer

Brócolis pode comer

O que não pode comer?
Porquinhos não se pode comer

Galinha não pode comer

Criatividade é tudo nessas horas, hein?! Com o tempo vou adaptando as brincadeiras, mas acredito que esta seja muito boa pra crianças com 2 a 3 anos, ou até mais um pouco.

E vocês? Como passam seus conceitos alimentícios para os filhos?

3 comentários:

  1. Achei o máximo esse joguinho do pode-não pode. na verdade, introduzo alguns conceitos da alimentação natural a partir da nossa prática em casa, além de falar claramente que não comemos bichinhos pq eles precisaram ser mortos etc.
    mas percebo um conflito na cabeça do pimpolho (4 anos) ao ver os amiguinhos e alguns adultos bem próximos de nós comendo carne... e ai, como proceder?
    procuro explicar que cada um tem suas preferências, mas que na nossa casa, faremos do nosso jeito. hihihi Adorei o blog.

    grande beijo,

    nicole.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nicole!

    Também sempre esclareço pra Letícia o motivo de não comermos carne. Ela entende bem. Agora que não estamos na nossa casa, fica mais difícil, porque ela vê os avós e tios comerem carne, pergunta o que é, mas diz que não pode comer, porque os bichinhos são amigos, é pra amar e não pra comer.

    Vou ensinando da maneira que ela entende, explicando que eles sentem dor, falando que seria a mesma coisa matar a Suzie pra comer (nossa cachorrinha) e ela diz que não pode, que ela fica triste.

    Simples assim, bom dia!
    A ideia do jogo partiu da minha filha, sabia?! Imaginativa ela, e muito fofa... risos.

    Beijos às duas

    ResponderExcluir