quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Piquenique

Faz tempo que não posto nada aqui, hein?!

Bom, vou falar que sábado fizemos um piquenique em família: eu, Suzie, Luis e Letícia. Então, os preparativos para ele começaram desde quinta-feira. Claro, porque não daria pra eu passar a sexta todinha na cozinha, sem dar atenção pras minhas duas meninas.

O dia estava ótimo, passeamos, conheci um casal de amigos virtuais (muito gente boa, Sara e Leo, com sua peluda Meg Meg), comemos bem e passamos momentos bem divertidos, debaixo da sombra de uma árvore e eu vendo alucinada tudo quanto era cachorro passando por perto.

O que foi servido no piquenique? Vou dividir com vocês =) Duas tortas: uma de milho verde e espinafre e outra de cenoura, brócolis e alho-poró; bolo de laranja; frutas diversas; suco; água; e croquetes caninos pra Suzie (lógico, alguém ainda duvida que eu a deixaria de fora?).

Então, vamos às receitas =)

Massa da torta
- 1 ovo (que pode ser substituído por óleo numa boa)
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de óleo (quem não usar o ovo, aumentar essa quantidade de óleo, ok?)
- 1 xícara de água (se precisar de mais, é só colocar aos poucos)
- sal
Bata os ingredientes molhados no liquidificar e acrescente aos secos em uma tigela. Use o recheio que quiserem, misturado à massa. Unte uma assadeira e despeje. Deixe no forno cerca de 40 minutos (ou até ficar no ponto).

Quanto ao recheio: usem a imaginação. Uso muito legumes cozidos; já fiz de mandioquinha, só de espinafre; só de brócolis. Só uma dica: a de milho verde fica meio durinha... não é boa pra bebês meio desdentados, como a Letícia (por isso a torta dela era de cenoura, brócolis e alho poró).

Bolo de Laranja
- 4 ovos
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- i colher de chá de fermento em pó
- casca de uma laranja ralada
- 1 xícara de chá de suco de laranja
Bata os ingredientes molhados no liquidificador e misture aos secos (pode deixar a casca da laranja ralada nos secos). Unte e enfarinhe uma forma de bolo, leve ao forno por cerca de 40 minutos (ou até que, ao espetar um palito, este saia sequinho).
Obs.: Esse é simplesmente o MELHOR bolo do mundo, minha gente... posso fazer qquer outro, mas esse é o mais pedido aqui de casa (mas claro que faço outros, pra variar tb - não quero enjoar desse bolo de jeito NENHUM!!! rs).

Frutas
Usei frutas da época bem picadinhas, pra Lê poder comer com a mão: morango, pera, carambola (apelidada de estrela aqui em casa), mexerica, papaia.

Suco
Tá bom, apelei pros de caixinha mesmo... não deu tempo de fazer um suco decente que não ficaria com gosto esquisito depois de algum tempo.

Croquetes da Suzie
- 2 batatas médias
- 4 cenouras médias
- aveia em flocos finos até dar o ponto de formar os croquetes (varia de 200g a 400g)
- pitadinha de sal
Cozinhe bem as batatas e as cenouras com o bocadinho de sal. Quando estiverem bem cozidas, passe-as num espremedor de batatas (ainda mornas, é mais fácil). Vá acrescentando a aveia em flocos finos, até dar o ponto de enrolar (quanto mais aveia, mas sem exagero, melhor: fica super crocante). Faça os croquetes (ou dê a forma que quiser). Unte e enfarinhe uma assadeira e leve ao forno até dourar. Sucesso garantido (e a gente também pode comer a vontade: o Luis comeu um de madrugada achando que não era da Suzie hehehehehehe- mas eu tb comi um pra provar, oras).

Infelizmente, não tenho fotos de nada... a panquequinha aqui, que vos escreve, tirou fotos do piquenique, do parque, da gente, da Suzie, dos amigos, dos outros cachorros... menos da comida. Bom, mas façam aí e vejam o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário