segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vitamina B12 (parte 1)

Oi meninas!

Não vou falar muito sobre a B12 hoje, deixo para um post futuro. Mas vou deixar com vocês a tabela com a recomendação de B12 por faixa etária, extraída do livro "Alimentação Sem Carne" do Dr. Eric Slywitch.

Abaixo, coloco mais ou menos a dosagem que a gente faz em casa. Lembrando a todas que, claro, a consulta com um profissional é recomendada.

RECOMENDAÇÕES DE B12

Idade

B12 (mcg/dia)

Crianças


0 a 6 meses

0,4

7 a 12 meses

0,5

1 a 3 anos

0,9

4 a 8 anos

1,2

Homens e Mulheres


9 a 13 anos

1,8

Maiores de 14 anos

2,4

Gestação

2,6

Amamentação

2,8



Seguinte. Nós, adultos, quando suplementamos via oral, precisamos de 2000 mcg por semana. No meu caso, q tomo um suplemente com 5000 mcg, o tomo a cada 15 dias, e, repito, no meu caso, não tem problema nenhum (minha taxa de B12 está ótima). A Letícia foi numa consulta quando tinha 12 meses e precisava de 500 mgc por semana, segundo o nutricionista. Vendo pela tabela, quando ela completou 2 anos resolvi por conta própria aumentar a dosagem p/ 1000 mcg por semana. Isso pq, com 12 meses a necessidade é de 0,5 mgc ao dia mas, com 1 ano (não sei qual a diferença, mas tudo bem) sobe para 0,9, quase o dobro. Então, fiz isso aí. Até os 8 anos vou dar 1000 mcg por semana, porque, de novo pela tabela, é metade que uma pessoa maior de 14 anos precisa (que deveria suplementar com 2000 mcg por semana). Dos 9 aos 13 anos, darei 1500 mcg por semana. Mas isso gente, é conta minha, tá? Aqui em casa tem dado certo e não temos condição de ficar indo direto em nutricionista. Quem tiver condição e se sentir mais seguro assim, garanto que será bom. Não nos arrependemos de ir. E eu, como simples bióloga, não posso ficar dizendo "faça isso, faça aquilo" porque posso ser processada né. Então tudo o que relato aqui é experiência pessoal, de uma mãe preocupada com a saúde de todo mundo e que só foi no nutricionista p/ saber se estava fazendo tudo certinho. E ainda bem que sim, estava tudo certinho!

Beijos e espero que essa tabela seja útil.

2 comentários:

  1. Olá Fulvia, tudo bem?

    Meu nome é Mariana, mãe de Benjamin, de 7 meses. Sou ovolacto há mais de 15 anos. Nunca suplementei nada, nem na gestação, nem depois que Ben nasceu, com amamentação etc. E ele sempre foi gordinho, acima da tal curva de crescimento, saúde super legal. Agora ele está começando a comer sólidos e fico me perguntando se deveria suplementar a B12 pra ele.
    Você tem algum contato de nutricionistas bacanas que possam me ajudar?

    Beijos, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Como você oferece o suplemento para crianças? Eu estava dando alimentos fortificados para meu filho de 3 anos, mas temo que isso não seja suficiente. E outra coisa, na época da amamentação: o que você fez? A pediatra achou um absurdo e me mandou comprar uma vitamina de tudo! Eu tomo só a B12 (100mcg por dia).

    ResponderExcluir