terça-feira, 17 de agosto de 2010

Nada se perde


Resolvi escrever este post por um bom motivo: evitar o desperdício de comida. Existe muita comida que podemos fazer usando partes de alimentos que geralmente são jogadas no lixo, descartadas, mas que mesmo assim, são nutritivas e, por que não?, gostosas!

Costumo dizer que, aqui em casa, nada se perde: tudo se transforma. Vou dar pequenos exemplos do que faço em casa, tanto pra economizar, quanto pra evitar o desperdício.

* Cascas de legumes, aparas de abobrinhas: antes de jogar fora, faço com elas caldo de legumes e uso pra fazer sopa, arroz. Depois de bem usados, aí sim, jogo fora. Mas, pelo menos, eles cumpriram seu papel.

* Folhas de beterraba, cenoura, couve-flor, brócolis, alho-poró etc: As folhas de beterraba substituem na boa o espinafre; as de cenoura, pico bem miudinho e faço bolinhos; folhas de couve-flor e brócolis, corto em tirinhas bem finas e uso como se fosse couve manteiga (aliás, gostamos mais delas do que da própria couve...); as de alho-poró uso como tempero também; as de rabanete faço refogadas com alho, gengibre e azeite e fica uma delícia!

* Frutas maduras demais: o mais normal é fazer sucos. Mas também pode-se fazer bolos (banana, abacate, maçã), panquecas doces (pera, maçã), manjar (goiaba - é o que farei hoje).

* Resto de sopa: quando faço a sopinha laranja, uso o resto, que foi passado na peneira, para fazer bolinhos assados ou quibe (hoje o destino dele foi um quibe). A mesma receita do quibe de berinjela, mas sem usá-la, usando o "bagaço" da sopa mesmo.

E vocês? O que fazem em casa para evitar o desperdício de alimentos? Algumas ideias, sugestões, receitas?

Abaixo, algumas receitas que faço usando estas comidinhas que, normalmente, iriam para o lixo.

Manjar de Goiaba
- 4 goiabas vermelhas maduras e descascadas
- 4 xícaras (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de açúcar (pode colocar mais, mas, como preferimos saborear a goiaba, isso é o suficiente)
- 4 colheres de sopa de amido de milho

1. No liquidificador, bata as goiabas com metade da água e passe por uma peneira.
2. Coloque em uma panela, misture o restante da água, o açúcar e o amido de milho e leve ao fogo médio até engrossar, mexendo sempre.
3. Umedeça uma forma e coloque o manjar. Espere esfriar e leve à geladeira até ficar firme (cerca de 4 horas).

Panquecas de Pera
- 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 3 colheres (sopa) de açúcar orgânico
- 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
- 3/4 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) manteiga sem sal derretida
- 1 1/4 xícara de leite
- 1 ovo
- 2 peras maduras e raladas

1. Misture todos os ingredientes em uma tigela.
2. Na frigideira untada com a manteiga que você derreteu (já lavou a frigideira? Unte-a de novo, normalmente), coloque 3/4 de concha da massa para cozinhar. Quando estiver fazendo bolhas, vire a panqueca para que doure do outro lado.

Foto: Quibe feito com o "bagaço" da sopinha laranja. Fico devendo as fotos dos outros pratos, porque não tirei...

3 comentários:

  1. Adorei as dicas, Fúlvia. Aqui em casa também procuro aproveitar o máximo dos alimentos. Uma coisa que gosto é suco de abacaxi batido com casca e tudo (bem lavadinho, claro) e gengibre, também com casca. Fica uma delícia e com muito mais nutrientes ;). Abobrinha a gente come com casca também. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Tassiana!

    Tb faço suco de abacaxi com casca =) E abobrinha, sempre comemos com casca mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Realmente temos um costumo ruim de desperdiçar mtas coisas que serviriam na boa para outra receita gostosa. Estou começando a agir assim.

    Coisas que faço é usar todos os talos de verduras, folhas dos brocolis, couve-flor e etc, talinhos da salsinha, folhas do alho poró para fazer um caldo. Cozinho tudo na panela de pressão, 1/2 qtdd de água para 1 de talos/folhas e etc. Depois que pegou pressão mais alguns minutinhos. Bato tudo no liquidificador e coloco em forminhas de gelo. Uso para fazer a comida da minha bb, ou para incrementar arroz, feijão ou qlqr outra receita. Acredito que deixe mais nutritivo né?

    Outra coisa é usar o que sobra da peneira de um suco natural para fazer bolinhos doces, tipo bolinho de chuva. Mas antes tem que espremer o máximo possível...

    Outra coisa deliciosa, mas um pouco gordurosa, é fritas casca de batata. Uma delícia...

    Achoq ue dá pra inetar bastante coisa né?!

    Bjoss

    ResponderExcluir