quarta-feira, 1 de julho de 2009

Preguiçosa?


Nós somos assim: estamos sempre julgando os outros... infelizmente, é a nossa realidade de seres humanos. Eu mesma tenho muito que melhorar neste aspecto.

Mas, o que eu acho horroroso é ver pessoas julgando bebês. Quantas e quantas vezes a Letícia não foi chamada de preguiçosa por pessoas na rua, que sequer a conhecem (ou me conhecem), só porque ela demorou a andar. "Ai, menina, como você é preguiçosa, precisa andar logo". E eu respondia que ela ia andar quando ela estivesse pronta para andar. Puxa, falando como se ela nem estivesse ali, como se não ouvisse, se não entendesse... acho que isso acaba com qualquer um, e os bebês são sim sensíveis.

A Letícia andou com 1 ano e 3 meses. Pra muita gente ela andou tarde; pra gente, ela andou no tempo certo dela. A pediatra sequer se preocupou, disse que estava tudo certinho.

Hoje mesmo, a mãe de uma amiga minha me parou na rua de manhã e disse "nossa, como a Adriana é preguiçosa, tá com 1 ano e 1 mês e ainda nem andou". Gente, que é isso? Daqui a pouco as crianças vão precisar já nascer andando e falando, né?!

Quando a Lê sequer engatinhava, também a chamavam de preguiçosa... que é isso!!

Ela falou aos 8 meses. "Nossa, que menina precoce, esperta". Ué, então por que a chamavam de preguiçosa quando ela não engatinhava e andava?

Hoje ela se desenvolveu muito bem, obrigada. Não deixa nada a desejar às crianças da mesma idade que ela: corre, anda, pula, escala, cai, dança, fala pelos cotovelos, repete tudo o que ouve, pinta, gosta de ouvir historinha, monta os brinquedos, brinca com a Suzie, brinca de pega-pega, esconde-esconde, ouve música... enfim, é uma criança normal, fazendo as coisas sempre no tempo certo dela.

3 comentários:

  1. Oi, meninas,
    Achei seu blog pelo site da Crescer. Sou vegetariana há 10 anos e gestante de 16 semanas. Fiquei feliz em encontrar pessoas mais experientes que eu na alimentação vegetariana para crianças, e certamente o blog de vocês vai me ajudar muito. Só tenho uma pergunta: vocês fazem a suplementação de B12 em vocês e nas crianças via oral ou injeção? Estou tomando Damater, que tem 3ug, mas que tem um monte de outras coisas das quais eu não preciso... Obrigada e prazer!
    Lia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lia!
    Em casa fazemos sim a suplementação da B12, mesmo sendo ovo-lacto-vegetarianos ainda. Existem vegetarianos que não fazem a suplementação, mas estão sempre monitorando os níveis de B12 no organismo. Mas, ao conversar com um nutricionista especializado em nutrição vegetariana, ele nos indicou a suplementação mesmo. E preferimos assim.
    Tomamos via oral, chamado Vitamin B12 1000. Nós, adultos, tomamos 2 comprimidos semanais; a Letícia ainda toma meio comprimido por semana, depois precisamos ver quando ela passará a tomar 1 inteiro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas. A maior dificuldade que encontro na minha dieta é a falta de informação dos profissionais de saúde. A maioria nem sabe que vegetariano precisa tomar B12. Vou pedir pra minha obstetra medir meus níveis no próximo hemograma e ver a necessidade de tomar mais alguma coisa. Agora a luta vai ser achar um pediatra que saiba como lidar com um bebê vegetariano.

    ResponderExcluir