sábado, 7 de agosto de 2010

Pão de mandioquinha (ovolacto)

Faz um tempo que estou pra colocar alguma coisa aqui no blog e hoje resolvi colocar esta receita de pão de mandioquinha.

Fazer pão não é difícil, só demora porque ele tem que fermentar. Dependendo da massa, também não é difícil de sovar. Este é bem fácil. Divido com vocês a receita mas aconselho a fazer apenas metade dela para um pão de uns 700g. Fiz a receita inteira e o pão ficou imenso: distribuímos pra alguns amigos. Mas fez sucesso e fiz um pra um casal de amigos nossos que, adivinhem, pediu a receita.

Bom apetite!

Pão de mandioquinha
Ingredientes
500 g de mandioquinha (batata-baroa) cozida no vapor até ficar macia e resfriada
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
2 ovos
1 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco misturado com meia xícara de água filtrada
Cerca de 1 quilo de farinha de trigo
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente ou gelada e ralada (melhor usá-la em temperatura ambiente... a primeira vez que fiz ralei a manteiga e pra lavar tudo depois foi um saquinho... engordurou muito mais coisas que deixá-la aquecendo no sol... risos).

Modo de fazer
No liquidificador bata a mandioquinha com o açúcar, o sal, os ovos e a água morna. Coloque numa bacia grande junto com o fermento hidratado. Junte, aos poucos, mexendo com uma colher de pau, a farinha. Quando a massa ficar dura, junte a manteiga e mexa para incorporar. Termine de juntar farinha de trigo, sempre aos poucos, amassando agora com as mãos, até resultar numa massa lisa, que não gruda mais. Cubra com plástico ou pano e deixe crescer até dobrar de volume. Divida a massa em quatro partes e, numa superfície polvilhada de farinha, abra com rolo um retângulo comprido. Enrole como rocambole e coloque em assadeiras untadas com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Deixe espaço de uns 10 centrímetros entre eles. Quando a massa do pão modelado tiver novamente crescido, polvilhe com farinha (uso sempre uma peneirinha fina - não precisa polvilhar nada, é só frescura) e leve ao forno pré-aquecido bem quente. Deixe assar por 10 minutos, abaixe a temperatura para baixa e deixe assar mais 50 minutos ou até que o pão fique dourado.

Foto: o pão gigante, que quase explodiu no forno enquanto assava. Mas tava boooooommmmm...

Um comentário:

  1. estou tentando fazer este pão mas ele nao cresceu :(
    Isto no momento em que a massa fica descansando para crescer... fiz metade da receita, usei exatamente a metade da quantidade de cada ingrediente... fiz exatamente como esta no preparo... sovei, sovei... deixei crescer dentro do fornp desligado por 2 hs... quando fui ver pensando que tinha dobrado tamanho, nada... sovei mais um pouco, coloquei na forma, agora quase 1 hr e meia depois, nada de novo :( Vixe, nao sei o que aconteceu... minha mao nao deve estar boa hoje, deve estar com "zica", pq da primeira vez que fiz pao a massa mais que dobrou de tamanho durante o descanso, cresceu que foi uma beleza! daqui a pouco vou colocar para assar... vamos ver o bicho que vai dar! rs

    bjs

    ResponderExcluir