segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dieta Vegan Infantil

Faz um tempo que estou para transcrever um compilado de coisas que achei, sobretudo sobre a vitamina K2.
Estou muito atarefada e não consigo.
Então, por achar de grande importância, gostaria de colocar o link de um site que acho bem instrutivo, falando sobre os cuidados quanto a alimentação estritas em crianças.
Está em inglês, e este é mais um motivo para deixar o link, porque é só clicar no google tradutor se alguém não entender nesta língua.

http://www.shazzie.com/life/articles/raw_vegan_children.shtml

A Shazzie, pra quem não conhece, é uma crudívora vegana conhecida no Reino Unido e tal. Meio excêntrica mas muito coerente quando o assunto é alimentação.
Tenho um livro dela chamado Evie's Kitchen, que fala da filha dela, sua dieta, muitas receitas.
Acho muito delicado quando o assunto é crianças, como disse, minhas filhas são vegetarianas estritas, devidamente suplementadas com B12, dentro de casa. Fora, elas não comem carne, mas não restrinjo leite e ovos, e até dei numas duas situações, ovos orgânicos pra elas em casa, e talvez continue dando (estou pesquisando alternativas).
Li primeiramente sobre o assunto do texto no livro, que são praticamente as mesmas coisas que estão neste site, e me identifiquei muito com o ponto que ela sempre reforça, que é para não fazer "experimentos" com seus filhos. Siga seu instinto e se informe bastante, em várias fontes. Não se limite a "modelos" de extremismos.
Ela cita muito o fato de veganos (não só crudívoros) "famosos", esconderem carências nutricionais que seus filhos sofreram, ou esconder suas dietas não tão estritas, por terem um nome a zelar dentro deste meio.
Eu assino em baixo, porque já presenciei pessoalmente isto. Inclusive, o que mais me incomodou, foi ver pessoas dando entrevistas, falando que seus filhos são veganos genuínos quando na verdade eu sabia que não eram. Também não vou citar nomes, mas acho informações muito perigosas.
Enfim, tenho muito respeito pela luta dos Direitos Animais, gostaria muito que fosse plenamente viável nos alimentarmos sem derivados animais, sem se preocupar com suplementações, mas ainda é um assunto que requer cuidados.
A vitamina K2 que ela cita, e você pode encontrar em outros estudos internacionais também, existe em abundância no Nato (fermentado oriental de soja), mas o negócio é muito ruim, difícil até para paladar dos adultos, praticamente impossível para crianças.
Existem suplementos no EUA, no Brasil ainda não vi.
Aliás o buraco é mais em baixo, porque de acordo com estudos, até quem faz dietas onívoras pode ter deficiência dela, uma vez que ela deriva de fontes de animais que se alimentam de grama (galinhas, bois) e estes animais, criados da forma que são hoje, se alimentam de ração (entendeu o paradigma?!).

Só para ficar claro, isto tudo que falei, se aplica sobretudo a alimentação vegana, não ovo-lacto-vegetariana, que não implicaria na dificuldade de obtenção de B12 ou K2.

4 comentários:

  1. Sam, muito bacana o que vc postou aqui!

    Sabe, a minha maior dificuldade em ser vegana está em comer fora ou na casa dos outros. Ser ovolacto ainda é mais fácil, mesmo sendo complicado em algumas situações óbvias =P

    Mas tb acho que não é ético uma pessoa se proclamar vegana, ou mesmo vegetariana, e ela comer ovos, leite, frango e peixe... por isso que muita gente confunde e acha que a gente come peixe, pq todo vegetariano que conhecem come peixe...

    Então, o que buscamos é o equilíbrio mesmo: compro ovos? Compro, orgânicos. Tomamos leite e derivados? Sim, de manhã... não nos entupimos de nenhum dos dois, passamos muito bem sem eles, mas comemos.

    Sobre a K2, interessantíssimo mesmo! Obrigada por publicar aqui no blog e dividir seus conhecimentos com a gente =)

    ResponderExcluir
  2. Além da preocupação com o desenvolvimento das crianças, o fator social também dificulta o veganismo pra mim. Tento reduzir o consumo de ovos, leite e derivados, mas estou longe de conseguir restringir totalmente esses alimentos. Mesmo assim, não perco as esperanças. Beijos

    ResponderExcluir
  3. há muita ignorância e até preconceito a respeito desse tema ainda na sociedade.
    até hoje tem gente que falta apontar o dedo na nossa cara porque dizemos que nosso pequeno tito (10 m.) é vegetariano.
    "vocês vão forçar seu filho a não comer carne?", indagam.
    não entendo porque tanta indignação.

    gostei do post.

    ResponderExcluir
  4. O engraçado é q forçar a comer pode !Dá até um post a quantidade de abobrinhas q já ouvi.
    O pior é qdo querem enganar as crianças pra empurrar carne.

    ResponderExcluir