segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bebê e criança vegetariana?


Acho engraçado como as pessoas encaram o vegetarianismo como algo prejudicial à saúde, principalmente de gestantes, bebês e crianças.

Quando engravidei, uma conhecida disse ter visto em um programa de TV que as gestantes devem comer carne sim, mesmo as que são vegetarianas, porque senão os bebês sofrem de anencefalia. Eu simplesmente olhei pra cara da moça, também gestante, e falei "não vou comer carne". "Ah, mas minha amiga também é vegetariana e comeu durante a gestação". "Eu não sou sua amiga. E não fala mais nesse assunto porque isso é uma grande mentira".

Assim que a Letícia nasceu, a mesma pessoa disse que eu precisava comer carne, pro meu leite ficar mais forte, senão a Letícia ia passar fome. Já fui logo cortando o assunto e arrematei: "e nem venha falar depois das papinhas, porque a Letícia, assim como nós, não vai comer carne. Ponto". Tudo bem, fui vista como a chata do momento, mas não estou nem aí. Eu não consigo entender o motivo de ser tão difícil assim entender que não necessitamos de carne para viver, muito menos para sermos saudáveis.

Felizmente, não temos muito problema com relação à nossa dieta. Isso porque, além de corrermos atrás de informações sobre nutrição, faço uma variedade grande de comida em casa (um pouco de cada, pra fazer comida todos os dias), sempre tendo cereais, grãos, raízes, leguminosas, legumes, verduras e frutas (ao contrário do arroz, feijão e bife dos onívoros). Tudo bem balanceadinho, pra não faltar nada. Nossos exames indicam que estamos fazendo o certo. Custa mais caro? Não, é mais barato ser vegetariano. Nem usamos muito a famosa PTS, porque ela não traz muitos benefícios quanto à nutrição. Mas tenho em casa, porque às vezes quero fazer algum bolinho, hamburguer ou algo do gênero. Já o tofu, usamos uma vez na semana, que é quando compro na feira. Faz muito sucesso, além de ser uma ótima fonte de proteína.

Recentemente li em uma revista onde somente se criticava a dieta vegetariana, praticamente dizendo que nós, que optamos por essa dieta e incluímos nela nossos filhos, somos malucos. O triste é que não foram pesquisadas pessoas com experiência nesse tipo de alimentação, entrevistaram qualquer pessoa por aí, que acha tudo ridículo. Agora, uma pergunta: quantas pessoas onívoras conhecemos que tem alguma doença? Geralmente, relacionada ao consumo de carne, não é mesmo?! Ou então, a uma dieta pobre. Quantos onívoros por aí que são anêmicos, tem diabetes, pressão alta... a maioria se alimenta mal e, quando comentamos nossa opção, acham que nós é que nos alimentamos pessimamente. Ai ai ai...

Uma curiosidade: assim que engravidei, fui avisando pra obstetra que eu não iria comer carne de jeito nenhum, nem a Letícia. Ela só me fez elogios, dizendo que é a melhor dieta a ser seguida, que sendo equilibrada não faltariam nutrientes. Dito e feito: nada de anemia, de deficiência de nada. E olha que ela nem me receitou vitaminas a mais. O mesmo vale pra pediatra da Letícia.

Só pra terminar: eu tive muito mais leite que a minha conhecida, que come carne pra caramba, e meu leite não secou: amamentei até os dez meses da Letícia porque ela não quis mais saber do meu seio (pra minha frustração). Já o leite dessa conhecida secou quando a filha dela tinha 5 meses. Portanto, meninas, não fiquem impressionadas com os comentários: sigam seus instintos, suas convicções, seu modo de vida! E lembrem-se: nossas melhores armas são nossos conhecimentos (para termos argumentos) e nossa saúde de ferro.

9 comentários:

  1. Que bacana a sua experiência, Fúlvia! Eu ainda não recebi críticas quanto a isso, mas estou preparada. Meu pai disse que leu em algum lugar que peixes eram imprescindíveis na gravidez, e eu o corrigi dizendo que não são os peixes, mais o Omega 3 que é impresciendível...
    O grande lance do vegetarianismo é que nós nos preocupamos em ter uma dieta balanceada, os onívoros não. E aí eu estou vendo um monte de gente ter infarto, diabetes, hipertensão, até mesmo AVC, e depois continuar dizendo que AAAMA a gordurinha da picanha, que se mata de comer dobradinha... será que ninguém percebe a relação? Não precisa ser muito esperto pra perceber não...
    Beijinhos,
    fe.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê!
    Pois é, por isso digo que nossa melhor arma é o conhecimento: não só em questão ao vegetarianismo, mas em tudo na vida: os planos para um parto natural; amamentação prolongada; educação dos filhos etc.

    E sim, nós nos preocupamos muito com nossa saúde, com a dieta, com o melhor estilo de vida. Como dizem, saímos da Matrix, não é mesmo?! risos.

    Olha, eu tenho certeza que eles sabem que o que faz mal pra eles é a carne, mas, é como se fechassem os olhos, não estão nem aí pra nada... esses dias, ouvi umas pessoas falando que só comem caranguejo e râ no restaurante porque quando viram matar não comeram... e eu me perguntei: qual é a diferença??? Pois é, as pessoas ainda estão alienadas, mente muito fechada pras coisas... mas, ainda dominaremos o mundo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha...... eu não gosto do radicalismo. Sou quase vegetariana. Mas acredito que comer um frango orgânico caipira faça bem. De vez em quando. Só é difícil encontrar um.
    Enfim, além de não comer carne, a chata aqui não come quase nenhum derivado de soja, nem toma leite de nenhum bicho. he he he he.
    Ainda bem que entra por uma orelha e sai pela outra.

    ResponderExcluir
  4. Thais, preciso discordar um tiquinho... risos.
    Não faço parte da linha bem-estarista, mas sim caminho para a linha abolicionista, quando se trata de animais. Tá certo, ainda consumo leite e derivados e ovos (pouco, é verdade), mas não acredito que frango orgânico, ou qualquer animal orgânico seja bom. Tá certo, eles tiveram uma vida mas, ainda assim, foram brutalmente assassinados pra nada, porque nós não precisamos de carne pra sobreviver. A comemos apenas por prazer mesmo.
    Esse é meu ponto de vista =)
    Quanto a derivados de soja, aqui a gente gosta bastante de bebida de soja (seja eu fazendo, seja comprada pronta), tofu organico, shoyo. Às vezes uso missô. Mas a PTS aqui praticamente não entra. Só se eu quiser fazer algum prato rápido com ela. Senão... tá fora. Industrializado demais. SOmos adeptos da comida que se lembra de onde veio (e daquelas que nunca tiveram face, nem nadaram, correram, rastejaram, voaram ou tiveram pai e mãe).
    E vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  5. OI
    na gravidez e quando o bebê está em casa deve ser mais fácil... mas como fazer para os bebês não comerem carne na escola? até pensei em, se tivesse um filho, teria que pôr numa escola adventista - eles também são vegetarianos, ainda que não pelos mesmos motivos. vocês já pensaram como fazer? de qualquer forma, boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. Sendo vegetariano ou não, poucos de voces escapam do Agronegócio ao fazer sua dieta "politicamente correta" e querendo ou nao, como consumidores, acabam contribuindo pra degradação do meio ambiente. Ou voces acham que a monocultura faz bem pra natureza?

    ResponderExcluir
  7. Mil vezes parabéns! Tenho algumas duvidas a esse respeito, se puder me passar seu contato seria otimo, pois sou vegetariana, quero q meu filho entenda tb o vegetarianismo mais meu marido é carnivoro.... Maravilhoso post! minidrika@gmail.com

    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Fúlvia...saudades...faz tempo que não nos falamos, vc está bem? Estava lendo agora esse seu texto e achei muito interessante publicá-lo lá no nosso Portal. Quando puder dê uma olhadinha! Beijos
    http://portal.tudoparavegetarianos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fúlvia

    Amei o seu texto. Você pensa 100% como eu e tenho certeza que pela sua opção de vida é uma pessoa muito feliz.

    Adorei o seu blog e vou passar por aqui sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir